terça-feira, 5 de junho de 2012

Cultura é Currículo - 3º ano C

Projeto Cultura é Currículo
Museu Casa de Portinari
    
 No dia 31 de maio de 2012, a turma do 3º ano C e D junto com as professoras Tenessi e Monica da E.E. Prof. Jorge Rodini Luiz, foram para Brodowski visitar o museu Casa de Portinari. O passeio foi muito legal, os alunos brincaram na praça em frente ao museu, lancharam e depois visitarama a casa que Portinari morou. Lá tinha muitas obras do artista nas paredes, a monitora explicou que são pinturas feitas com tinta têmpera que mistura um pó de tinta na clara de ovo e pinta direto na parede e afresco que tira o reboco da parede; faz novamente e pinta com o pó de tinta na argamassa molhada.
     Lá também tinha o quarto do Portinari e de suas irmãs, vimos os desenhos, poemas e fotos do artista.
     O Portinari fez uma capela no quintal da casa para sua avó que já estava velhinha, rezar. Nas imagens que pintou ele colocou o retrato de pessoas da família e de seus amigos.
     Achamos tudo muito lindo e queremos que o museu continue mostrando essa parte da vida e obra de um artista tão importante da nossa história da arte.


Cultura é Currículo - 2º ano E.

O Passeio do 2º ano E

     A nossa escola, Prof. Jorge Rodini Luiz está participando mais uma vez, do Projeto Cultura é Currículo. E sexta-feira dia 04 de maio de 2012 foi a vez do 2º ano E de participar do Projeto, indo ao SESC para assistir à peça teatral "As jóias de Krihna".
     Saímos da escola, às 13:30 e fomos de ônibus.
     Chegamos ao SESC, fomos recebidos pela monitora Ana Cláudia. Ela nos levou até ao teatro. Nós entramos e sentamos nos lugares reservados para a nossa escola.
     A peça foi feita com bonecos.
     Nós, do 2º ano E, gostamos muito da peça que falava sobre a cultura indiana.
     Achamos muito interessante as danças, as músicas e o instrumento musical tocado.
     Com essa aula aprendemos que é importante respeitar o outro para ter uma vida melhor.


     Texto produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano E.


Dia das Mães


Releitura da obra "mãe" do artista Romero Brito pelos alunos  Lucas e Jéssica do 5º ano D.  

Comemoração para o dia das Mães

No dia 11 de maio de 2012, a escola recebeu as mães e responsáveis para reunião do bimestre e entrega de trabalhos. Na ocasião as mães foram homenageadas e puderam participar de palestras que ajudaram na convivência e educação de seus filhos com os palestrantes Marcelo do conselho tutelar e Inês da oficina pedagógica da diretotia de Ribeirão Preto.







 


                                                                                                     

Dia do Desafio

Os alunos da E.E. Prof. Jorge Rodini Luiz  fizeram atividades físicas no pátio da escola e no parque Tom Jobim com os professores de Educação Física,  acompanhados da direção e demais professores.
Foi muito legal. Confira.












Sala de Leitura


PROJETO PARA A SALA DE LEITURA

Professora ; Rita de Cássia Alves Pereira


Nome do Projeto: A LEITURA AO REDOR DO MUNDO
Público Alvo: Ensino Fundamental
Ano letivo : 2012

                                                                       Justificativa

Esse projeto visa integrar situações de ensino/aprendizagem em processos de leitura para alunos  na escola.
Os textos, livros, revistas, panfletos e outros impressos são fundamentais para que o leitor se veja transportado para um mundo de descobertas, encantamento e paixão, pouco importando se quem lê é criança, professores, familiares, colegas ou vizinhos.
O que realmente interessa é o ato de ler.
O papel da escola é fundamental nesse processo, daí, um projeto voltado para a leitura no espaço escolar, mas, que prevê também ser disseminado para todo o mundo em que esse aluno/leitor se integra e interage.



         Objetivos:
·        Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
·        Compreender o sentido das mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto, desenvolvendo sensibilidade para conhecer a intencionalidade implícita e conteúdos discriminatórios ou persuasivos, especialmente nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação;
·        Ler autonomamente textos de vários gêneros previstos para o ciclo, decifrando-os;
·        Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
·        Produzir textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;
·        Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda do professor e/ou colegas;
·        Expressar-se em diferentes situações e saber expressar-se de diferentes maneiras; usar a linguagem adequada a cada ambiente, coloquial, formal;
·        Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
·        Usar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros, compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos; índices, esquemas etc.;
·                                Saber explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, ler para obter informações, ler para se divertir, etc.;
Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor e/ou com ajuda dos colegas (socialização) redigir as versões necessárias até considerá-las bem escritas para o momento.


Desenvolvimento / metodologia

1ª Etapa:

Deixar a disposição dos alunos os diferentes tipos de livros, textos, gravuras, embalagens, fotografias e outros para que travem contato com o material impresso; sintam as texturas e acostumem a manuseá-los, escolher; sentir as cores, os tamanhos e cheiros.
O professor deve fazer as inferências que achar oportunas sem inibir as escolhas que os alunos fizerem.
Nessa etapa os alunos podem listar os diferentes gêneros textuais em um cartaz de papel pardo para o mural.

2ª Etapa:

É imprescindível que o professor leia para os alunos. A escuta de histórias oportuniza momentos lúdicos em grupo, enriquece o imaginário, amplia o vocabulário e familiariza os alunos com a leitura.
Escolha algumas histórias, forme uma roda ou saia ao ar livre e leia para a turma.
O professor pode utilizar os materiais pedagógicos disponíveis na escola como: fantoches, dedoches, papéis coloridos, bonecos de EVA, figuras geométricas dos jogos pedagógicos .
A poesia é muito atraente para essa etapa visto que, o aluno terá a oportunidade de ouvir e também ler, recitar, marcar e inventar rimas, ilustrar de várias maneiras e conhecer a linguagem muito própria dos poemas.
Uma idéia é apresentar uma poesia recitada por um fantoche em um cenário montado pelos alunos.
3ª Etapa:

O professor pode definir um tipo específico de livro/texto/autor, como achar mais conveniente. Disponibilizar o material selecionado para que o aluno escolha e leia.
Para cada “bloco” de trabalho selecionar uma atividade para a avaliação da leitura.
No caso do trabalho com fotografias, ou outros imagéticos, uma boa oportunidade se terá de trabalhar em grupo. No caso de fotos pessoais peça que façam um auto-retrato com base na fotografia, fazendo mudanças que possam retratar como gostariam de ser: mais magros, mais gordos, mais altos, mudar cabelos e olhos.
Mostre auto-retratos de artistas para que sejam observadas cores, pinceladas e a relação figura/fundo. Distribua recipientes com tintas e pincéis de tamanhos diferentes.
Sugira que façam misturas e revelem novos tons e cores e façam pinceladas nos trabalhos.
Intercale as situações de produção com as de apreciação dos trabalhos.
Organize uma bela exposição. Fotografe ou filme e publique no site ou blog da escola. Ou simplesmente promova na aula de informática um momento para ver as fotos no computador.

4ª Etapa:

Selecione outro “bloco” de texto e desafie os alunos a teatralizar um pequeno trecho. Aqui o trabalho em grupo facilita na hora da socialização.
Outra forma de atividade é selecionar textos sem ilustração. Pedir que ilustrem e depois apresentem e confrontem com o trabalho original do ilustrador.
Procure trabalhar as histórias elaborando tipos de jogos apropriados ao tema como: bingos, dominó, trilhas, baralhos ilustrados, quebra-cabeças, jogo da velha, jogo da memória e outros.


5ª Etapa: Socialização:

Montar murais, varais educativos, painéis fotográficos, pequenos livrinhos ilustrados, exposição dos livros utilizados no projeto.
Chame as outras salas para apreciarem os trabalhos. Distribua pequenas mensagens aos visitantes. Fotografe ou filme.
Convide também pais e outros membros da comunidade escolar para a visita e apreciação dos trabalhos.


Uso de acervos e bibliotecas:

·        Busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias, internet, etc.), com orientação do professor;
·        Leitura de livros na classe, na biblioteca e empréstimo de livros para leitura em casa;
·        Socialização das experiências de leitura;
·        Rastreamento da obra de escritores preferidos;
·        Formação de critérios para selecionar leituras e desenvolvimento de padrões de gosto pessoal.
Prática de produção de texto:
Considerando o destinatário, a sua finalidade e características do gênero



Avaliação

Avaliar as falas, as produções e o comportamento leitor dos alunos. Elaborar fichas simples de avaliação individual para que possa acompanhar a evolução dos alunos.
Registrar as observações sobre a participação de cada aluno. Anotar as intervenções mais importantes.

Bibliografia Básica
Proposta Curricular – Ensino Fundamental
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Livro: Ler e Escrever