PROJETO
Título
do projeto: A Arte de Romero Britto
|
|
Área(s)
do Conhecimento: Arte
|
|
Projeto: Profª Nelismar
Jeycic
|
|
Realização:
Monica A. Cerri e Nelismar Jeycic
|
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
|
Tempo
previsto: Um
bimestre
|
|
Justificativa:
A Arte sempre esteve presente na
caminhada da humanidade. Há milhares de anos o homem faz arte e, ao fazê-la,
olha, indaga e interpreta o mundo a sua volta.
Das suas vivências no espaço, extrai
aquilo que para ele e seus semelhantes tenham um significado ou possam
transmitir uma ideia, um sentimento, uma sensação, um propósito, uma
reflexão.
Poderíamos dizer, de modo bem simples,
que a arte é um produto da criatividade humana que, utilizando conhecimentos,
técnicas e um estilo ou jeito todo pessoal, transmite uma experiência de vida
ou uma visão de mundo, despertando emoção em quem a usufrui.
A criança também tem acesso a manifestações
artísticas de diferentes naturezas, seja por meio da mídia, da arte produzida
pela comunidade, da arte das ruas, etc.
Cabe à escola ampliar esse contato com
as expressões artísticas, para que a criança possa ser melhor produtora,
conhecedora e crítica de arte. Quem brinca fazendo suas próprias tentativas
encontra sempre seus próprios caminhos para seguir adiante!
“O mundo que pinto é uma exploração do
otimismo e da felicidade que muitos de nós buscamos hoje em dia.” (Romero
Britto)
|
|
Conteúdos:
.
Expressão artística, visão da arte como linguagem, como objeto de
conhecimento, numa dimensão onde haja a possibilidade de reconstruir este
espaço sob forma de Arte;
.
Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos;
.
Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha,
forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas;
.
Conhecimento da diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas,
esculturas, construções, etc;
.
Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as
experiências pessoais;
.
Exploração e manipulação de materiais de diferentes texturas e espessuras
(lápis, giz de cera, pincel...), de meios (tintas...) e de variados suportes
gráficos (papel, papelão, caixas...);
.
Cuidado com o próprio corpo e com os trabalhos e objetos produzidos
individualmente ou em grupo;
.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar,
pintar, modelar;
.
Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos
materiais, instrumento e suportes necessários para o fazer artístico;
.
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização
artística;
.
Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção
de arte em geral.
|
|
Materiais necessários:
.
papel sulfite,
.
papelão,
.
caixinha de madeira,
.
lápis de cor,
.
giz de cera,
.
guache,
.
tinta plástica,
.
pincel,
.
massinha,
.
cola,
.
tesoura,
.
fita crepe,
.
barbante.
|
|
Bibliografia:
.
Arte, Ensino e o Espaço da Cidade (Proposta de formação continuada para os
assessores técnicos pedagógicos da área de Arte da Rede Oficial de Ensino de
São Paulo).
.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC (Arte).
.
Eu Gosto – Arte – Volume I, Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
(IBEP).
.
Novos Caminhos – Música, movimento e artes visuais, Aline Corrêa de Souza
(Difusão Cultural do Livro).
|
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1. Apresentação do projeto e produto final aos alunos;
fazer um cartaz com as etapas do mesmo;
|
2. Apresentação da biografia do artista Romero Britto;
|
3. Apresentação
das obras de Romero Britto, observando que sua arte está representada em
várias produções artísticas, como desenhos, esculturas, construções, etc;
|
4. Escolher uma de suas obras para fazer a releitura
utilizando lápis de cor e papel sulfite;
|
5. Fazer a releitura de outra obra utilizando giz de cera
e papel sulfite;
6. Fazer a releitura de outra obra utilizando tinta guache
e papel sulfite;
|
7. Após o contato com diferentes materiais e com as obras
do artista, escolher uma de suas obras para realizá-la em um pedaço de
papelão que se transformará em um quadrinho, utilizando tinta guache;
|
8. Explorar formas bidimensionais e tridimensionais,
utilizando massinha para realizar a releitura de uma das esculturas do
artista; (Colorir o mundo)
|
9. Seguindo o estilo cubista pop de desenho e pintura de
Romero Britto, escolher uma das figuras para fazer um objeto (caixinha de
madeira) que será presente para o dia das mães.
|
Produto final: Exposição dos trabalhos realizados
(pinturas e esculturas) para a comunidade escolar e familiar. Aproveitar a
exposição para homenagear e presentear as mães pelo seu dia.
|
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
v Ampliar o conhecimento de mundo que
possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;
v Experimentar e utilizar diferentes
materiais sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de
expressão e comunicação;
v Interessar-se pelas próprias
produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as
quais entram em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
v Produzir trabalhos de arte, utilizando
diferentes linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário