Projetos


PROJETO

 

Título do projeto: A Arte de Romero Britto
Área(s) do Conhecimento: Arte
Projeto: Profª  Nelismar Jeycic 
                                          
                                                               
Realização: Monica A. Cerri e Nelismar Jeycic
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: Um bimestre
Justificativa:
 
        A Arte sempre esteve presente na caminhada da humanidade. Há milhares de anos o homem faz arte e, ao fazê-la, olha, indaga e interpreta o mundo a sua volta.
        Das suas vivências no espaço, extrai aquilo que para ele e seus semelhantes tenham um significado ou possam transmitir uma ideia, um sentimento, uma sensação, um propósito, uma reflexão.
      Poderíamos dizer, de modo bem simples, que a arte é um produto da criatividade humana que, utilizando conhecimentos, técnicas e um estilo ou jeito todo pessoal, transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, despertando emoção em quem a usufrui.
       A criança também tem acesso a manifestações artísticas de diferentes naturezas, seja por meio da mídia, da arte produzida pela comunidade, da arte das ruas, etc.
       Cabe à escola ampliar esse contato com as expressões artísticas, para que a criança possa ser melhor produtora, conhecedora e crítica de arte. Quem brinca fazendo suas próprias tentativas encontra sempre seus próprios caminhos para seguir adiante!
 
      “O mundo que pinto é uma exploração do otimismo e da felicidade que muitos de nós buscamos hoje em dia.” (Romero Britto)
 
Conteúdos:
 
. Expressão artística, visão da arte como linguagem, como objeto de conhecimento, numa dimensão onde haja a possibilidade de reconstruir este espaço sob forma de Arte;
. Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
. Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas;
. Conhecimento da diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, etc;
. Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
. Exploração e manipulação de materiais de diferentes texturas e espessuras (lápis, giz de cera, pincel...), de meios (tintas...) e de variados suportes gráficos (papel, papelão, caixas...);
. Cuidado com o próprio corpo e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
. Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
. Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumento e suportes necessários para o fazer artístico;
. Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização artística;
. Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
 
Materiais necessários:
 
. papel sulfite,
. papelão,
. caixinha de madeira,
. lápis de cor,
. giz de cera,
. guache,
. tinta plástica,
. pincel,
. massinha,
. cola,
. tesoura,
. fita crepe,
. barbante.
 
Bibliografia:
 
. Arte, Ensino e o Espaço da Cidade (Proposta de formação continuada para os assessores técnicos pedagógicos da área de Arte da Rede Oficial de Ensino de São Paulo).
. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC (Arte).
. Eu Gosto – Arte – Volume I, Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele (IBEP).
. Novos Caminhos – Música, movimento e artes visuais, Aline Corrêa de Souza (Difusão Cultural do Livro).
 

 

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

 

1. Apresentação do projeto e produto final aos alunos; fazer um cartaz com as etapas do mesmo;
 
2. Apresentação da biografia do artista Romero Britto;
 
3.  Apresentação das obras de Romero Britto, observando que sua arte está representada em várias produções artísticas, como desenhos, esculturas, construções, etc;
 
4. Escolher uma de suas obras para fazer a releitura utilizando lápis de cor e papel sulfite;
 
5. Fazer a releitura de outra obra utilizando giz de cera e papel sulfite;
 
6. Fazer a releitura de outra obra utilizando tinta guache e papel sulfite;
 
7. Após o contato com diferentes materiais e com as obras do artista, escolher uma de suas obras para realizá-la em um pedaço de papelão que se transformará em um quadrinho, utilizando tinta guache;
 
8. Explorar formas bidimensionais e tridimensionais, utilizando massinha para realizar a releitura de uma das esculturas do artista; (Colorir o mundo)
 
9. Seguindo o estilo cubista pop de desenho e pintura de Romero Britto, escolher uma das figuras para fazer um objeto (caixinha de madeira) que será presente para o dia das mães.
 
Produto final: Exposição dos trabalhos realizados (pinturas e esculturas) para a comunidade escolar e familiar. Aproveitar a exposição para homenagear e presentear as mães pelo seu dia.
 

 

O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:

v  Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;

v  Experimentar e utilizar diferentes materiais sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

v  Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entram em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;

v  Produzir trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário